CAÑON DEL ATUEL: TURISMO DE AVENTURA EM MENDOZA

Com fama de capital do turismo de aventura na Argentina, a cidade de San Rafael, na província de Mendoza, oferece uma diversidade de atividades ao ar livre em meio a paisagens deslumbrantes, a maioria concentrada numa região conhecida como Valle Grande, a 30 km da cidade, onde se encontra o belíssimo Cañon del Atuel.  Ali a generosidade da natureza parece não ter limites, o cânion é formado por rochas das mais variadas formas, esculpidas pelo vento e pelas chuvas.

EM BUSCA DE AVENTURA

Aproveitamos o feriado da Semana Santa e partimos de Córdoba para a província de Mendoza. De Córdoba a San Rafael são aproximadamente 700 km. Saímos na quinta-feira de manhã e chegamos à noite. As rodovias na Argentina costumam ser boas, bem conservadas e sinalizadas. Contando as paradas que fizemos pelo caminho para abastecer, comer, etc, foram cerca de 10 horas de viagem. De Buenos Aires são 980 km aproximadamente e de Mendoza, capital, são 234 km.

San Rafael oferece opções variadas de hospedagem, mas como era pleno feriadão, foi difícil encontrar disponibilidade. Além do fato de que havíamos decidido viajar em cima da hora. Procuramos hospedagem pelo AirBnb e achamos um quarto numa casa muito aconchegante, em Villa 25 de Mayo. Esse pitoresco povoado fica a 20 km de San Rafael e a 50km de Valle Grande. Como estávamos de carro, não significou um grande problema para nós. Pelo contrário, nos resultou muito agradável nos hospedar longe da cidade.

Contactamos a agência Extremo Aventura e reservamos algumas das atividades que eles oferecem. Minha intenção era justamente aproveitar o que a região oferece de melhor, natureza e adrenalina.

RAFTING NO RIO ATUEL

Provavelmente é a atividade mais procurada pelos turistas e eu estava ansiosa para fazer! No dia seguinte acordamos bem cedinho e fomos até Valle Grande. A agência que contratamos oferece equipamentos adequados e instrutores profissionais e capacitados, que transmitem muita segurança.

Vestimos nossos equipamentos e nos juntamos ao grupo para ouvir do instrutor uma breve orientação sobre como proceder e os comandos utilizados. Depois fomos para o deck, onde fizeram a distribuição do pessoal pelos botes.

A agência também oferece,  a um custo muito pequeno, um espaço com bar e piscina para os acompanhantes que não participam da atividade.

Nos acomodamos em nossos lugares e nos preparamos para começar a aventura! Tínhamos que remar o mais sincronizado possível, seguindo os comandos do guia, mas tudo muito fácil e divertido!

A gente começa o passeio sequinho, mas a cada pedra saltada e a cada curva feita, era um banho garantido! Depois que estamos completamente molhados, chegamos a uma parte do rio mais tranquila. Aqui, os que queriam podiam se jogar do bote e dar uns mergulhos nas águas frias do Atuel.

Fizemos o Rafting de nível leve. No nosso grupo havia pessoas de mais idade e em outros botes havia crianças,  mas nem por isso deixou de ser pura emoção! Depois de deslizar rio abaixo enfrentando as corredeiras, todos saímos com a adrenalina lá em cima e querendo mais!!!

TREKKING PELO CÂNION DO ATUEL

As agências oferecem diversos tipos de trekking. Nós optamos por um mais curtinho, de 1 hora, na parte da manhã. À tarde ainda íamos fazer outro mais longo, no Parque de La Aventura, outro lugar muito bacana em San Rafael para a prática de atividades de aventura, que você pode conferir neste post aqui.

Fizemos o trekking no sábado. O caminho começa em frente à agência, do outro lado da rodovia. Durante o caminho, um cenário seco e agreste. Cruzamos o que parecia o leito seco de um riacho com muitas pedras soltas, cercado de enormes paredões de rochas.

Enquanto caminhávamos nosso guia ia nos explicando sobre a flora local, composta por diversos arbustos típicos daquela região, sobre as montanhas e algumas formações rochosas que avistamos pelo caminho. Também nos contou como o clima, principalmente a falta de chuvas, vem influenciando negativamente a economia local. O nível do dique que alimenta o Rio Atuel está ficando cada vez mais baixo a cada ano, prejudicando a agricultura e principalmente as pequenas vinícolas.

Durante todo o percurso fomos acompanhados por quatro incansáveis e simpáticos cães. De tanto acompanhar os guias, eles já conheciam o caminho e iam à nossa frente! Eles são cuidados pelo próprio pessoal da agência. O guia nos disse que parece que eles já sabem quando vai ter trekking, pois ficam agitados e atentos à movimentação, e então quando algum dos guias sai eles vão atrás!

PASSEIO DE CATAMARÃ PELO DIQUE VALLE GRANDE

Se é impossível não se encantar avistando do alto a belíssima paisagem que compõe o Dique Valle Grande, imagina navegar pelo seu lago! Então no domingo escolhemos fazer uma atividade mais tranquila: um passeio de catamarã pelo imenso e belo lago formado pelo Dique Valle Grande.

No meio do lago há uma espécie de ilha, uma curiosa formação rochosa conhecida como “O Submarino”, por sua semelhança com tal embarcação. Já o havíamos visto do alto, ao passear de carro até um mirante, mas agora estávamos diante de seus impressionantes paredões cujos diferentes tipos de formação lhes conferem as mais diferentes cores.

Esse passeio te dá a opção de ficar numa prainha que há nas margens do lago. Porém, há que ir preparado, pois não há muita infraestrutura no local, além de cadeiras e guarda-sóis para alugar.

Os catamarães saem de manhã e à tarde, porém, dependendo da quantidade de pessoas, podem se  juntar grupos em horários diferentes. A duração do passeio é em torno de 1h. O guia vai conduzindo o barco e contando toda a história da represa, o impacto ambiental causado e o que ela representa para o turismo na região.

PARTINDO DE MENDOZA

Há agências que fazem excursões de um dia inteiro, saindo de Mendoza, mas somente para percorrer o Canion em carro ou van.

Se você também vai a Mendoza, capital, clique aqui que você vai encontrar dicas de o que fazer lá em dois dias.

Para quem quiser aproveitar bem esse lugar e fazer alguma dessas atividades, recomendo hospedar-se em San Rafael e arredores. Para quem não estiver de carro, saem ônibus da rodoviária até o Valle Grande, onde estão a maioria das agências que oferecem os passeios. Eu fiz com a agência Aventura Extremo e recomendo! Abaixo eu deixo o contato deles:

Agência Aventura Extremo:

www.aventuraextremo.com.ar

Email: reservas@aventuraextremo.com.ar

Tel.: 02627 15612437

Ruta 173 km24 San Rafael – Mendoza – Argentina

HOTÉIS EM SAN RAFAEL

Para conferir todas as opções de hotéis em San Rafael, CLIQUE AQUI

18 thoughts on “CAÑON DEL ATUEL: TURISMO DE AVENTURA EM MENDOZA”

1. Quando estive lá fui a partir de Mendoza em um bate e volta de 1 dia e o nivel dos rios estava muito baixo, na época tds as empresas de rafiting e outros esportes estavam fechadas por conta da situação de pouca água… mas deu para fazer o passeio de barco e conhecer o canion, que lugar incrível! Vendo suas fotos com o nivel de aga mais alto fico com vontade de voltar

1. O dono da agência chegou a comentar comigo sobre esse problema do nível das águas do rio Atuel. Isso está até prejudicando as plantações de uvas da região. Cada ano a situação fica pior e às vezes acontece de não ser possível mesmo fazer as atividades aquáticas… Uma lástima..

2. Adorei a dica! Eu estou para fechar pacote para alguns clientes e vou indicar a agência. Adoro aproveitar bem cada destino e fiquei surpresa com as possibilidades em Mendoza.

3. Opaaa aventura é comigo mesmo!! 😀 Não sabia que tinha essas opções em Mendoza, que legal!! As fotos ficaram lindas, já anotei todas as dicas, tbm quero fazer esse rafting, parece irado!!!

4. Que bacana!! Eu nunca tinha pensado em um turismo de aventura perto de Mendonza, só me imagino tomando vinho hahahaha. Ótima opção pra um bate-volta!

1. O Cañon del Atuel fica no sul da província de Mendoza, a uns 700 km da capital. Dá para fazer um bate-volta, mas eu super recomendo passar uns dois dias por lá!

5. Estivemos em Mendoza, recentemente, por quatro dias, mas como nosso foco era conhecer as vinícolas, não tivemos como encaixar o Canon del Atuel, pois não queríamos fazer um bate-volta que nos pareceu cansativo. Parece que o ideal é mesmo fazer como vocês, se hospedarem em San Rafael, para aproveitar bem a beleza e as atrações do lugar. Pelas fotos do post dá para ver que o local é deslumbrante e merece mesmo uma parada para conhecê-lo bem.

6. Putz, Mendoza parece ser um lugar fantastico, ne? Sempre arrumo desculpas e acabo nao indo em troca de algum outro lugar… Mas em breve, quando voltarmos para o Brasil, certeza! Ainda mais com passeios de aventura!

7. Gente, que lindo! Cada hora aparece um cantinho que a gente nunca tinha ouvido falar. Achei bem na mesma pegada do Cajon Del Maipo, no Chile, mas não sabia que também tinha essa opção em Mendoza. Amei REAL!

1. Ainda bem que a gente sempre se surpreende, né? Cajón del Maipo é mais contemplativo, já no Cañon del Atuel dá pra fazer um monte de atividades de aventura. 😉

8. Eu estava procurando posts sobre turismo de aventura em Mendoza e adorei ter lido o seu! Pretendo ir no feriado de Abril e tentar seguir seu roteiro. Vc conhece mais alguma atração legal pela região?

1. Olha só!Que bom! Eu fui no mês de abril também, uma boa época para ir pra lá. Recomendo também o Parque de La Aventura, que também fica no Valle Grande, dá pra fazer rapel, tirolesa, canopi… um monte de coisas legais. Tem um post aqui no blog sobre ele, dá uma olhadinha. 😉