PROGRAMAS DE MILHAGEM PARA INICIANTES

Embora o acesso a viagens aéreas tenha aumentado entre os brasileiros nos últimos tempos, o funcionamento dos programas de milhas ainda é desconhecido para muita gente. Sendo assim, primeira informação importante é que, para quem tem por hábito fazer compras com cartão de crédito, cadastrar-se em um programa de pontos pode ser uma excelente forma de economizar em uma viagem. Esse é um post sobre programas de milhagem para iniciantes, então, se você é uma delas, esse post é para você!  

Primeiramente, vamos explicar a diferença entre pontos e milhas.

PONTOS

Os Bancos que emitem cartões de crédito possuem Programas de Pontos, onde a cada 1 Dólar gasto com o cartão (valores em Reais), corresponde ao acúmulo de 1 ponto (ou mais, dependendo de qual tipo de cartão). Sendo assim, salvo algumas exceções, não basta apenas ter o cartão de crédito, é preciso se cadastrar no programa de pontos do Banco emissor do cartão. Para isso, na maioria das vezes basta ligar para o número da central de atendimento que tem atrás do cartão e pedir para se cadastrar. Entre os mais conhecidos estão:

  • Itaú: Programa Sempre Presente
  • Santander: Esfera
  • Caixa Econômica: Pontos Caixa
  • Bradesco: Livelo
  • Banco do Brasil: Ponto Pra Você

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esses pontos que vão se acumulando a cada compra podem ser trocados por vários produtos oferecidos pelo próprio programa de pontos, desde utensílios domésticos, eletroeletrônicos, até entradas de shows.

Ou, esses pontos podem ser transferidos para um programa de milhagem, onde são utilizados para trocar por passagem aérea e/ou outros serviços como diárias em hotéis, aluguéis de carros, entre outros.

MILHAS

Já os Programas de Milhagem pertencem às Companhias Aéreas. Também são conhecidos como Programas de Fidelidade, pois é uma forma que cada empresa aéreas dispõe de fazer com que seus clientes voem cada vez mais com elas. Entre as empresas nacionais, os mais conhecidos são:

  • Latam: MULTIPLUS
  • Gol: SMILES
  • Azul: TUDO AZUL
programa de milhagem para iniciantes
programa de milhagem para iniciantes

Essas companhias aéreas voam para destinos nacionais e internacionais, além de possuírem como parceiras outras companhias aéreas internacionais, aumentando, dessa forma, o leque de opções de destinos cobertos. Entre as parceiras da Latam estão: American Airlines, British Airlines, Ibéria, entre outras. Entre as parceiras da Gol estão: Aerolíneas Argentinas, Air France, Delta, KLM, entre outras. E a Azul por enquanto tem parceria apenas com a United Airlines.

Então, para participar de um programa, basta entrar no site e se cadastrar gratuitamente. Esse cadastro gera uma conta onde as milhas serão acumuladas.

Dentro do programa, os clientes são divididos por categorias, de acordo com a quantidade de milhas que conseguem acumular em um determinado período. Quanto maior a categoria, mais benefícios o cliente terá, como por exemplo

– bagagens gratuitas, 

– check-in e embarque preferenciais, 

– acesso às salas vip nos terminais de embarque, 

– acesso aos assentos mais espaçosos sem custo adicional, entre outros. 

COMO ACUMULAR MILHAS?

Após se cadastrar em um dos programas de milhagem, como fazer para juntar milhas? Basicamente, assim se acumulam milhas:

  • Transferindo pontos do cartão de Crédito: Como eu disse anteriormente, os pontos acumulados no seu cartão de crédito podem ser transferidos para o programa de milhagem. A transferência pode ser feita via central de atendimento telefônico do cartão de crédito, onde a atendente vai perguntar para qual programa de milhagem transferir os pontos. Ou também pode ser feita pelo próprio site do programa de pontos.
  • No entanto, os programas de milhagem também possuem seus próprios cartões de crédito, de forma que as compras efetuadas nestes cartões são automaticamente convertidas em milhas e vão para sua conta no programa.
  •  Voando pela companhia aérea do seu programa de fidelidade: ou seja, cada vez que você voa pela companhia aérea ou alguma de suas parceiras, você acumula milhas. As companhias aéreas têm critérios diferentes nesse sentido: as milhas podem ser acumuladas por cada quilômetro voado ou pelo valor gasto na compra da passagem. Funciona como se fosse um “prêmio” por você voar com elas, pretendendo assim ganhar a sua “fidelidade”. Dessa forma, o ideal é informar no momento da compra da  passagem aérea o seu número de cadastro no programa de milhagem ou, após a viagem, você tem um prazo para entrar no site e requerer as milhas correspondentes aquele voo. Porém, requerer as milhas após a viagem às vezes dá um certo trabalho, pois é necessário ter em mãos todas as informações do cartão de embarque e muitas vezes as pessoas não o guardam. 

Obs.: Nem todos os voos acumulam milhas, pois os que possuem tarifa promocional não costumam acumular.

  • Comprando on line/ utilizando produtos de outras empresas parceiras dos programas de milhagem: várias lojas trabalham em parceria com os programas de milhagem. Ou seja, ao comprar ou utilizar seus produtos, você também acumula milhas. Por exemplo: 

A Gol tem como parceiras: Booking (ganha milhas ao reservar hotel), Localiza (ganha milhas ao alugar carro), Uber (ganha milhas ao utilizar o serviço), Ingresso Rápido (ganha milhas ao comprar ingressos), entre outros.

A Latam tem como parceiras 123 lojas, entre elas: Posto Ipiranga, Ponto Frio, Netshoes, Centauro, Natura, Magazine Luiza, Fastshop… etc.

É importante ressaltar que as compras devem ser feitas através site do programa de milhagem, que irá redirecionar para essas lojas.

BÔNUS POR TRANSFERÊNCIA DE PONTOS

Esse é a forma de fazer seus pontos valerem mais!

Aqueles pontos que são acumulados no cartão de crédito e que podem ser transferidos para qualquer programa de milhagem, são disputadíssimos por eles!  Então, para atrair esses pontos, os programas lançam promoções onde oferecem muitas milhas de bônus para ganhar essa transferência! Sendo assim, é possível encontrar promoções que oferecem 50%, 70% e até 90% a mais pelas milhas transferidas.

E O QUE SÃO CLUBE DE MILHAS?

Os clubes de milhas são uma forma que os programas de milhagem utilizam para vender milhas aos seus associados. Sendo assim, o cliente não precisa voar ou comprar produtos para acumular milhas, basta assinar um dos planos oferecidos pelo Clube. Ou seja, o cliente paga uma mensalidade e, em troca, ganha uma quantidade de pontos ou milhas. Eles oferecem também alguns outros benefícios aos seus assinantes, como por exemplo: 

  • Milhas extras em voos;
  • Milhas extras ao fazer transferências de cartões de crédito ou programas parceiros;
  •  Validade maior dos pontos/milhas;
  •  Promoções exclusivas.
programa de milhagem para iniciantes
programa de milhagem para iniciantes
programa de milhagem para iniciantes

DEVO PARTICIPAR DE MAIS DE UM PROGRAMA DE MILHAGEM?

Essa é uma grande questão. Para quem não tem grandes gastos, o ideal é participar de apenas um programa, ou no máximo dois, e assim concentrar todas as milhas que puder acumular. Ou seja, não adianta participar de vários programas e juntar poucas milhas em todos eles, provavelmente essas milhas não serão suficientes para trocar por uma passagem aérea e podem expirar.

E COMO ESCOLHER UM PROGRAMA DE MILHAGEM? 

Agora que você sabe o que são os programas de fidelidade, para escolher o mais adequado,  entre nos sites e avalie o que cada um tem a te oferecer de especial. E aí então procure aquele cujas vantagens forem mais interessantes para você. 

Contudo, além da facilidade de juntar milhas, outros critérios devem ser levados em consideração na escolha: 

  • qual destino é o seu objetivo (cada companhia aérea tem uma melhor cobertura de voos para determinados locais. Por ex.: Embora não seja regra, a Gol é uma boa opção para voos na América do Sul, a Azul para destinos nos Estados unidos, a Latam para viagens a Europa e Ásia),
  • a quantidade de milhas necessárias para a emissão da passagem (essa quantidade varia segundo cada programa)
  • o prazo de expiração das milhas (e avaliar se é possível juntar essas milhas antes que expirem) 

Espero que esse post tenha contribuído para esclarecer um pouco o que são os programas de milhagem, e ajudado aqueles que tinham vontade mas não sabiam exatamente como começar a juntar milhas para viajar! Se você tem alguma dúvida, deixe-a nos comentários, vou ter o maior prazer se puder ajudar! 😉

11 thoughts on “PROGRAMAS DE MILHAGEM PARA INICIANTES”

  1. Muito bom esse guia sobre os programas de milhagem. Realmente paira muita dúvida sobre os programas dos cartões de crédito e das cias aéreas.
    Eu cheguei a usar o clube de milhas da gol uma época e meu pai usa o clube de milhas da Azul e gosta bastante! Acho que pra quem viaja bastante pode sim valer a pena.

    1. Nossa! Eu amo milhas! Já consegui viajar muuuito nas promoções de 10 pontos por real do Ponto Frio, bons tempos!

      O que você acha que hoje termos de grande vantagem para ganhar milhas?

    2. Olá, Liany! Eu assino o Clube Smiles da Gol. Para mim é válido porque viajo muitas vezes por ano para a Argentina e a Gol é a que me oferece as melhores opções. Como eu disse no post, é necessário cada um avaliar as suas necessidades para escolher o que melhor lhe atenda.

  2. Ola,

    Em setembro 2018, eu entrei nessa vibe de comprar todas minhas passagens apenas com milhas. Ate então nem sabia que tinha juntado mais de Milhão de milhas. Esse ano eu comprei um curso e desde entã, so compro pelos sites dos parceiros: sephora, ponto frio, fast shop ou ainda Netshoes para roupa de academia. Desde então eu acumulo muiiiito mais e ja consegui resgatar por quase 2 milhões de milhas em 12 meses fazendo assim 38 trechos de voos internacionais. Valeu muito a dica 🙂

  3. Parabéns pelo post completo mas direto e objetivo sobre o tema. Utilizo as milhas, mas conhecia apenas os detalhes do programa do meu banco. Excelente compreender melhor o funcionamento dos programas de milhagem. Obrigado por compartilhar!

  4. Parabéns pelo guia de milhagem! Muito esclarecedor. Já assino o clube Multiplus e agora quero assinar o Livelo também. Você assina algum? qual você indica?

  5. Ótima explicação sobre as milhas. Costumo transferir pontos do cartão pra Latam. Já voei algumas vezes de milhas e sempre dá uma satisfação a mais saber que estou voando “praticamente de graça”. Não sabia que tinha esses programas com mensalidade para ganhar milhas. Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *