Buenos Aires tem a fama de ser a cidade mais “europeia” das américas, mas vocês sabiam que, assim como algumas cidades da Europa, ela também proporciona aos seus visitantes um agradável passeio de bonde?
A história dos bondes na cidade começa em 1863, quando os primeiros bondes começaram a se operados. O sistema prosperou tanto, que no final do século XIX Buenos Aires era conhecida como a “cidade dos bondes”, devido à quantidade de bondinhos que por ali circulavam (que são chamados de tranvia, em espanhol). Era o meio de transporte mais utilizado pela população. No início eram puxados por cavalos, depois por propulsão a vapor, mas, com a chegada da eletrificação, ganhou uma vasta rede viária que chegou a alcançar 875 km e possuir 99 linhas.
Porém, com o surgimento dos ônibus a motor e, posteriormente, sob pressão do monopólio estatal dos transportes públicos, os bondes deixaram definitivamente de circular em 1963, exatos 100 anos depois.
A Associação Amigos del Tranvia
No entanto, em 1980, a paixão por esse pitoresco meio de transporte fez com que um grupo de senhores se reunissem e formassem a associação @amigosdeltranvia. Através de uma vaquinha conseguiram juntar o suficiente para comprar dois bondes, que custaram aproximadamente 7 mil dólares cada um. Eles próprios fizeram todo o trabalho de restauração e reabilitação dos veículos, colocando-os de volta às ruas como uma atração recreativa. Não demorou muito para ganharem a simpatia da comunidade, receberem mais alguns bondes como doação, aumentando sua frota, assim como um galpão que funciona como oficina. Entretanto, até hoje não recebem nenhuma ajuda da prefeitura de Buenos Aires.
E então, desde 1980 eles restauram, mantêm e operam essas relíquias, além de oferecerem passeios gratuitos todos os finais de semana e feriados. Hoje a Asociación Amigos del Tranvia (AAT) conta com 18 veículos, dos quais 9 já fazem parte dos passeios proporcionados.
O primeiro bonde adquirido pela AAT foi o #258, da frota da Cidade do Porto. Fabricado pela Companhia de Carris de Ferro do Porto em 1927, possui o mesmo design dos bondes da Companhia de Tramways Lacroze de Buenos Aires que circulavam pela cidade entre 1907 e 1939.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sobre o passeio de bondinho
O único ponto de partida do passeio de bonde em Buenos Aires é no cruzamento das ruas Emílio Mitre e José Bonifácio, no bairro Caballito e tem saída a cada 25 minutos. Não se fazem reservas, o ingresso ao bondinho é por ordem de chegada e a capacidade de cada bondinho é de aproximadamente 30 passageiros, então é recomendável chegar cedo, pois as filas costumam ficar bem grandes. Também não se sabe qual bondinho fará o passeio, já que os sócios escolhem aleatoriamente qual sairá do galpão.
Um maquinista uniformizado conduz o bondinho pelas ruas do bairro e antes do passeio todos os passageiros recebem simbolicamente um boleto impresso, picotado como antigamente. O serviço é totalmente gratuito, ou seja, os membros da associação trabalham ali como voluntários e para ajudar na manutenção desse projeto você pode, sem obrigação, deixar uma contribuição ou ainda comprar algumas das lembrancinhas oferecidas por eles. O dinheiro arrecadado é utilizado para ajudar na manutenção e conservação das unidades do Tranvia Histórico.
Dias e Horários:
Pela manhã: todos os domingos das 10h às 13h.
À tarde (sábados, domingos e feriados):
- Dezembro a fevereiro (verão): 17h a 20h
- Março a maio (outono): 16h a 19h
- Junho a agosto (inverno): 15h a 18h
- Setembro a novembro (primavera): 16h a 19h
Para outras informações, visite o site da Asociación Amigos del Tranvia.
Obs.: O passeio é suspenso em dias de chuva forte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como chegar
É possível chegar até Caballito de metrô (subte). A linha A e a linha E passam pelo bairro. A estação Emilio Mitre (linha E) é a que fica mais perto do local de embarque do bondinho, é preciso caminhar três quarteirões. Mas também é possível pegar a linha A, descer na estação Primera Junta e caminhar uns 800m. De táxi, partindo do centro (Obelisco), a distância é de mais ou menos 9km.
Aqui no blog você também encontra um post sobre o que fazer em Buenos Aires.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outros atrativos de Caballito
- Parque Rivadavia: um dos espaços verdes mais bonitos da cidade, conhecido por sua feira de livros e discos usados que funciona diariamente;
- Parque Centenario: mais um dos belos e completos parques de Buenos Aires. Além de um enorme lago onde nadam patos, tartarugas e peixinhos coloridos, o parque conta com um anfiteatro, pista de skate e quadras esportivas;
- Museu de Ciências Naturais: fica em frente ao Parque Centenario, é considerado um dos maiores e mais importantes da América do Sul;
- Bairro Inglês: um sub bairro dentro de Caballito, entre as ruas Pedro Goyena, Valle, Emilio Mitre e Del Barco Centenera, com belíssimas casas em estilo britânico;
- Mercado del Progeso: funcionando desde 1889, tem o estilo dos mercados de Paris. Possui bares, padarias, vinotecas e lojas de arte e decoração;
- Patio de los Lecheros: antiga estação de trem que foi transformada em um dos melhores espaços gastronômicos da cidade.Possui food trucks de comidas variadas, uma decoração bonita e descontraída.
Por favor, gostaria de saber quanto tempo de antecedência precisa chegar no bondinho. Pode ser 1h antes?
Olá, Camila! Obrigada pelo seu comentário! Como a procura costuma ser grande, é recomendado chegar com um pouco mais de tempo.
Muito obrigados pela promocáo que vocé fez aqui en “Varias Viagens”.
Os apaixonados da Associacao amigos do Bonde ficamos muito contentes de receber aos turistas e amigos brasileiros! Sejam todos bem-vindos! http://www.tranvia.org.ar/THBA
Un gusto haberlos conocido!