O litoral alagoano é, sem dúvidas, um dos mais bonitos do nordeste brasileiro. Como eu tinha três dias livres próximos ao meu aniversário, escolhi Maceió para comemorar em grande estilo! Uma opção para quem tem poucos dias disponíveis é alugar um carro (você pode fazer sua cotação aqui mesmo pelo blog) e percorrer as praias por conta própria. Porém, desta vez eu optei pela comodidade de ter uma agência que me oferecesse os melhores passeios e que me levasse aos lugares, sem eu ter que me preocupar com distâncias e percursos. A Jaraguá Viagens e Turismo foi quem me levou para conhecer esse litoral maravilhoso! Diante de uma infinidade de ofertas de tours por suas paradisíacas praias, tive que cumprir a difícil missão de escolher quais passeios fazer nos 3 dias que estive em Maceió. E os escolhidos foram:
PISCINAS NATURAIS DE MARAGOGI
Em todo lugar para onde se viaja sempre há aquele passeio considerável imperdível, e ir às piscinas naturais de Maragogi sem dúvida é um deles!
Tive que fazer esse passeio no primeiro dia porque nos dois dias seguintes a maré não estaria boa para o passeio. Se você for chegar a Maragogi conta própria, é importante observar a tábua das marés pois é na maré baixa que o passeio é feito, na maré alta não se formam as piscinas. Maré 0.1 significa o menor nível e até 0.3 é considerada bem baixa. Acima de 0,7 já é maré alta. A tábua das marés é disponibilizada no site da Marinha do Brasil. Já quem vai com uma agência não precisa se preocupar, pois elas organizam os passeios de acordo com a informação das marés.
O passeio dura o dia inteiro, o ônibus da agência passa para buscar na hospedagem bem cedo, porque Maragogi é um município localizado no litoral norte de Alagoas, a 125 km de Maceió. Suas piscinas naturais são a principal atração da região. São três os tipos de piscinas naturais em Maragogi: as galés e as taocas. Não existe muita diferença entre elas, além do tamanho, ambas possuem a mesma beleza, e muitas vezes as operadoras nem informam para qual vão te levar. Eu mesma não sei em qual delas estive.
O embarque é realizado ali mesmo na praia. De catamarã, se percorre aproximadamente 6 km mar adentro. Alguns opcionais são oferecidos até a chegada às piscinas, como serviço de fotógrafo, aluguel de snorkel e mergulho com cilindro. A parada para banho dura em torno de 1 hora e meia. Vale lembrar que não se deve pisar nos corais, para preservá-los. Há trechos de areia por onde se pode caminhar.
Eu não dei muita sorte pois no dia que fiz o passeio choveu muito. Houve uma pequena trégua no temporal durante a parada nas piscinas, a água não estava absolutamente azul e cristalina, mas ainda assim aproveitei muito o passeio. Porém, ao retornar para a praia, voltou a chover bastante.
PRAIA DO FRANCÊS, BARRA DE S. MIGUEL E PRAIA DO GUNGA
No segundo dia o tempo melhorou e o sol brilhou durante boa parte do dia! O tour desse dia era para conhecer essas três praias do litoral sul alagoano.
FRANCÊS
A primeira parada foi na Praia do Francês, a 28 km de Maceió. A parada foi bem curta, apenas para tirar algumas fotos. Pelo que deu para perceber, é uma praia com bastante movimento e boa infraestrutura. Tem um calçadão com várias lojinhas e um letreiro onde todos querem tirar uma foto de recordação! Uma curiosidade é que ela fica no município de Marechal Deodoro, local onde nasceu o primeiro presidente do Brasil e que em 1939 recebeu o nome do filho ilustre.
BARRA DE SÃO MIGUEL
A segunda parada foi em Barra de São Miguel. Também foi uma parada curta apenas para fotos. Lá é oferecido um passeio opcional para ir em lancha até a praia do Gunga, com duas paradas: uma no aquário natural formado por um recife de corais e outra em um banco de areia com um bar flutuante. Quem preferir não fazer o passeio em lancha, segue no ônibus até lá.
Escolhemos ir de lancha. Chegamos no recife de corais onde avistamos alguns peixinhos e ouriços (o guia pegou um ouriço e dava nas mãos dos turistas! Achei isso um absurdo! Uma agressão à natureza!).
Depois de alguns minutos, retornamos à lancha e fomos levados até o bar flutuante, que fica em frente a um enorme banco de areia. pedimos uma porção de batata fritas com refrigerante e ficamos ali, admirando um pouco aquela belíssima paisagem.
GUNGA
Depois de comer, seguimos na lancha, que nos deixou na Praia do Gunga. Coqueirais, falésias multicoloridas e águas cristalinas, fazem dela uma das melhores atrações do litoral alagoano. Lá encontramos uma boa estrutura, com lojinhas de artesanato, restaurantes e quiosques que oferecem chuveiros com água doce e banheiros.
Deixamos o almoço pedido e fomos escolher qual atividade fazer. Entre o quadriciclo e o buggy, escolhemos o buggy.
O passeio já começa por um daqueles cenários exuberantes, um lindo coqueiral beirando a praia. Mas o melhor veio depois, quando as falésias começam a ganhar a paisagem. Impossível não ficar extasiado com aquela obra prima da natureza! De um lado, enormes paredões de vários tons alaranjados, de outro, a praia de areias branquinhas e o mar de uma incrível cor azul.
O motorista do buggy parou para a gente tirar algumas fotos nas falésias e ir até a praia. Também paramos em uma pequena lagoa para banho e logo depois fizemos o caminho de volta. Almoçamos e ficamos ali mesmo na praia, relaxando e desfrutando aquele lugar paradisíaco.
Uma pena que não fomos até o mirante, pois como chegamos de ônibus, não houve parada ali para fotos.
SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
No último dia, voltamos a ir para o litoral norte.
O ônibus nos deixou em um receptivo, onde novamente deixamos o almoço pedido. Entre as ofertas de passeio estavam: passeio de jangada até nas piscinas naturais ou o passeio de buggy.
Resolvemos fazer mais uma vez o passeio de buggy. Diferentemente do que fizemos na praia do Gunga, nesse passeio o buggy não vai pela praia, vai pela rodovia até o mirante e depois segue nela até a praia do Patacho, uma praia praticamente deserta e considerada uma das mais belas da região.
De volta à Vila de São Miguel dos Milagres, passamos o restante da tarde revezando entre relaxar à beira mar tomando umas caipirinhas e caminhar pela praia.
Fomos até a Praia do Marceneiro, onde vimos uma fofa igrejinha bem na beira da praia. Depois soube que era a Capela dos Milagres, uma igrejinha construída especialmente para Destinations Weddings. Imaginem casar em um lugar assim! Um luxo, não é?
Todos os traslados e passeios fiz pela Jaraguá Turismo.
Preços e demais informações, visitem a página:
HOSPEDAGEM
Vai para Maceió? Que tal fugir de hotéis e desfrutar da tranquilidade de se hospedar em um condomínio-resort? Cercado de verde e com um espaço de lazer maravilhoso, o Villas do Pratagy tem piscina de borda infinita, Wi-Fi em todas as áreas, restaurante, academia de ginástica e espaço para criancas. Localizado a 15km de Ponta Verde, o local é perfeito para casais ou famílias.
Contato para hospedagem (Eduardo Xavier):
Tel.: +55 82 98768-5042
Instagram: @eduardoexavier
Adorei esse post! veio em ótima hora. Essa semana decidi que Maceió será um dos próximos destinos. Estive lá há muitos anos e chegou a hora de voltar. Muito obrigada pela dica de hospedagem – vou entrar em contato com o Villas do Pratagy !
Olá Anna Claudia! Obrigada pelo comentário. Eu gostei muito do lugar onde me hospedei. Fica um pouco mais afastado do centro de Maceió, mas vale a pena! O condomínio é lindo, com todas as comodidades, tranquilo e o apartamento muito confortável.
Que vontade de conhecer Maceió, tanta coisa bonita e muita natureza pra viver, amei demais. Nem o tempo nublado pode ser algo contrário né? Eu estaria mega feliz só de estar ali. Adorei suas dicas, obrigada por compartilhar.
Olá Juliana! Pegamos um dia de muita chuva, justo no dia de Maragogi. Confesso que foi um pouco frustrante, mas não podíamos desanimar!;-)
Que super aniversário hem! Fui pra lá em fevereiro e também amei a experiÊncia. São Miguel dos Milagres pra mim é o melhor. Lugar lindo e ainda inexplorado! Adorei!
Oi Liany! Sim, hahaha eu adorei a comemoração! 🙂 Não dá nem pra explicar o que é São Miguel dos Milagres, né? Só indo pra saber!
Como não amar esse roteiro?
São Miguel dos Milagres é uma das praias mais lindas que já vi, se pudesse iria todo mes hahah.
Impressionante a quantidade de coisa legal pra fazer saindo de Maceió, ótimo post!
Olá Glaucia! São Miguel dos Milagres é uma unanimidade! hahaha
Obrigada pelo comentário! ;-*
Realmente Maceió é uma cidade deliciosa em todos os sentidos! As praias, restaurantes, barraquinhas, sorveterias, tudo maravilhoso! Eu sou suspeita pra falar porque adoro o estado de Alagoas inteiro! Difícil é listar os melhores lugares!
Olá Silvia! Também adorei, só por essa pequena mostra do que vi! Pena ter ficado pouco tempo, mas com certeza voltarei.
Maceió é incrível, com varias praias maravilhosas. Gostei da sugestão de contratar uma agência , estou pensando em fazer isso é espero que seja em breve. Adorei o post!
Oi, Sil! Normalmente nas nossas viagens fazemos passeios por nossa conta mas, desta vez, como tivemos pouco tempo, optei pela agência para não ter que me preocupar com os deslocamentos.
Amo todas as capitais nordestinas, mas Maceió tem um lugar especial no meu coração! Foi para lá que fiz a primeira viagem com meu marido – na época namorado – e lembro do impacto que tive ao ver o mar verde-esmeralda na praia de Pajuçara! Adorei suas dicas dessa cidade que é apaixonante!
Nossa, que pena que choveu! .. o nordeste é um lugar que quase não chove, impressionante! mas vi que aproveitou bem os outros dias. sempre levo muito protetor solar para aguentar bem os dias ensolarados.
Amei São Miguel dos Milagres! Vale muito a pena pegar uma pousada e ficar uns 2 dias na região.
Interessantíssimo! Já cheguei a ver sobre Bath e é um lugar que gostaria de visitar em um eventual roteiro pelo Reino Unido. O que eu não sabia é que era perto do Stonehenge. Aí eu tenho certeza de que quero conhecer, haha! Muito bom.