Muitas vezes, um vôo com uma longa conexão pode ser uma excelente oportunidade para conhecer um destino a mais na sua viagem. Na minha última viagem a Europa, por exemplo, meu vôo era para Milão. Porém, ao comprar a passagem, vi que havia uma conexão no Porto de quase 24h. Pensei: Uma conexão na cidade do Porto. O que fazer em um dia?
Como tenho algumas pessoas queridas que moram no Porto, aproveitei a feliz oportunidade para rever algumas delas. Desta forma, utilizei apenas parte do dia para turistar, mas ainda assim deu para curtir bastante a cidade.
Nota: Sempre se informe na companhia aérea se as bagagens vão direto ao destino final ou se têm que serem retiradas e despachadas novamente na cidade de conexão. Na maioria das vezes, a bagagem despachada no aeroporto de origem só é retirada no aeroporto do destino final, mas não é uma regra. Então a recomendação é perguntar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
COMO CHEGAR DO AEROPORTO ATÉ O CENTRO DA CIDADE?
Como eu disse antes, eu aproveitei essa conexão para visitar alguns amigos, e eles foram nos buscar no aeroporto. Mas não é difícil chegar em transporte público, o metrô vai até o aeroporto. Basta pegar a linha roxa, no sentido Estádio do Dragão, até a estação Trindade. Então, aí trocar para a linha amarela no sentido Santo Ovídio e descer na Estação São Bento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O QUE FIZEMOS POR LÁ?
Nosso vôo chegou às 8h da manhã e, antes de qualquer coisa, meus amigos nos levaram para tomar um delicioso café-da-manhã na Confeitaria Doce Lenda D’Avenida, em Matosinhos, região metropolitana, que fica no caminho entre o aeroporto e o centro da cidade. Se você estiver de carro, recomendo o “pit-stop”. Os doces são deliciosos e o atendimento é nota 10! E não é porque são meus amigos, mas Flávia e o Marcelo, donos da confeitaria, são uns amores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após o farto café-da-manhã, rumamos para o centro e começamos o nosso passeio.
Estacionamos próximo à Estação São Bento. A partir da estação já é possível ter uma noção das belas surpresas que a cidade reserva aos turistas, pois seu edifício é uma verdadeira jóia arquitetônica. Seu interior é composto por grandes murais de azulejos, que representam cenas de alguns episódios da história de Portugal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Juntamente com nossos amigos, percorremos a cidade à pé. Mas caminhar pela cidade do Porto é uma tarefa que exige disposição pois as ruas são íngremes e há muitas ladeiras. Logo, uma boa opção para percorrer a cidade são os bondinhos, ou “carros elétricos” chamados de Tram, que oferecem o serviço de City Tour em 3 linhas diferentes. O ticket para o passeio pode ser comprado no próprio bondinho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Bem ali próximos à estação, estão a concorridíssima Livraria Lello, que ficou famosa por ter servido de inspiração a J.K. Rowling, criadora da série Harry Potter. Perto da livraria está a bela Igreja do Carmo e o Conjunto Arquitetônico dos Clérigos, que abrange a Igreja, a Torre e o Museu construídos em estilo Barroco e classificados como Monumento Nacional desde 1910.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fomos em direção às margens do Rio Douro passear pelo bairro da Ribeira. O bairro é um dos lugares mais antigos do centro histórico e bastante movimentado. A região possui vários restaurantes e uma feirinha com artesanato local, um charme!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na Ribeira partem alguns passeios de barco pelo rio Douro. Se tivesse com mais tempo, teria gostado de fazer esse passeio. Deve ser muito agradável, além de proporcionar uma perspectiva diferente da cidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seguimos o nosso passeio e cruzamos a ponte Luiz I, que conecta Porto à Vila Nova de Gaia, que fica em frente, do outro lado do rio Douro.
A ponte foi totalmente inaugurada em 1888 e é um dos principais cartões postais da cidade. Ela possui dois “andares”: os carros passam apenas na parte de baixo, enquanto na parte de cima passa o metrô. Os pedestres circulam pelas laterais, em ambas as partes.
Lá de cima se tem uma visão bem bonita de ambas as cidades. E falando em vistas, em Gaia tem um teleférico que oferece impressionantes vistas sobre o Douro e sobre todas as adegas. É em vila Nova de Gaia que se concentram as adegas de vinho, onde se pode agendar visitas com direito a degustação. Para quem gosta de apreciar um belo pôr do sol, a sugestão é o Miradouro da Serra do PiIlar, em frente ao Mosteiro de mesmo nome.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa hora tivemos que nos despedir dos nossos amigos, pois eu ainda iria encontrar uma outra amiga que está morando em Portugal.
Voltamos pela ponte Luiz I e subimos (e muito!) até a Catedral da Sé, onde encontramos a Nathalia e sua prima. A fachada da igreja estava sendo reformada, a visita ao seu interior é gratuita, pagando-se apenas para conhecer a parte do claustro. É uma das construções mais antigas e importantes do Porto e, no passado, fazia parte da muralha que defendia a cidade. Ficamos um bom tempo passeando pelo enorme pátio em frente a catedral, conversando e apreciando a vista dali, até que começou a anoitecer e chegou o momento de irmos embora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Passear pela cidade do Porto por um dia nos deixou com um gostinho de quero mais e com vontade de voltar com mais tempo em uma próxima viagem.
Se além do Porto você estiver procurando dicas sobre Lisboa, dê uma olhadinha nesse post do blog “Vamos viajar pra onde agora?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Maravilhoso seu post. Com dicas ótimas, Porto é realmente uma cidade encantadora.
Que ótimas dicas! Vocês têm que ficar mais tempo, visitar umas vinícolas…
Pois é, menina! Vou ter que voltar! rsrs.
Que post mais incrível. Você aproveitou muito bem a conexão. Sou louco para conhecer Porto. Adorei as dicas!
Dicas TOP! Ja conheci duas cidades dessa maneira, vale muito a pena aproveitar uma conexao longa para turistar
Que post incrível! Amei o local onde tomara café da manhã, deu muita vontade de conhecer. E achei que fizeram bastante coisas para um dia, arrasou. Vi que dá para ir de transporte público do aeroporto para o centro, você acha que compensa pelo tempo gasto?
Nossa se eu só tivesse 1 dia em porto ia procurar a doceria para comer um legítimo pastel de nata, rsrsrs
Mas eu amei o seu roteiro e vi que dá pra fazer um pouco mais do que mais do que isso hehehehe
Espero que o dia que eu for não tenha apenas 1 dia, mas se tiver já sei aonde consultar! Beijos
Mas eu comi! rsrs… Também pretendo ir a Portugal como destino e não apenas em uma conexão.
Achei que deu pra aproveitar até bastante, mas com certeza Porto deve ser um lugar que vale a pena conhecer com mais calma né? 🙂
Ainda não fiz conexões longas assim em outras cidades. É uma forma de conhecer novos lugares né?
Adoro post assim com o resumao do q tem de melhor na cidade! Sou doida pra conhecer o Porto!
Quando se tem pouco tempo não tem outro jeito! rsrs.
Adoro estas conexões longas, e você aproveitou muito bem seu tempo eim, brilhou! Estou procurando uma passagem para a Europa ainda este ano e vou lembrar desta dica da conexão em Porto! Obrigada
Paula, a Tap também tem a opção de Stop Over, que não é conexão, mas sim a escolha de passar até 3 dias em Porto o em Lisboa. 😉
Porto tem tantas coisas para fazer! Me culpo até hoje de não ter conhecido a cidade durante o pouco tempo que tive em Portugal… Mas é bom saber que preciso voltar! =)
Só parar para ver e comer esses docinhos deliciosos já me ganhou!rs Com muito ou pouco tempo sempre dá para conhecer um pouco divulgar, né? Anotei todas as dicas para quando eu for.
Os doces portugueses são inigualáveis! rsrs. Sim, dá no mesmo que fazer um bate-volta.