Em uma das minhas visitas ao meu namorado que mora em Córdoba, na Argentina, aproveitamos o feriado da Semana Santa e resolvemos ir a um lugar que há muito tempo queríamos conhecer: Valle Grande, no sul da província de Mendoza; muito procurado para a prática de turismo de aventura.
Saímos de Córdoba na quinta-feira de manhã, e dez horas depois estávamos chegando a San Rafael, a principal cidade da região. Todas as agências de turismo ofereciam atividades como trekking, tirolesa, rapel, mountain bike… Até que encontramos a agência Risco Viajes, que nos ofereceu tudo isso em um único lugar, um parque dedicado exclusivamente à atividades outdoor. O parque havia sido inaugurado a apenas dois meses, então ainda era uma novidade.
No dia e horário marcados, nos juntamos ao grupo que esperava na porta da agência e fomos levados em um micro-ônibus até o parque. Duas moças se apresentaram como Florencia e Macarena, e elas seriam nossas instrutoras durante todas as atividades que faríamos no decorrer do dia. Com uma excelente infraestrutura, o complexo turístico foi construído em meio às colinas, rodeado de belas paisagens.
Na chegada, as opções de atividades eram ou fazer mountain bike ou aproveitar a piscina. Com o calor que fazia e com aquele visual da piscina, adivinhem o que escolhemos? hehehe. Enquanto parte do grupo saiu de bicicleta, a outra parte ficou aguardando, só curtindo aquele dia lindo e se refrescando naquela piscina maravilhosa!
Não é permitido comer nem beber na área da piscina, mas próximo a ela está a lanchonete, onde são vendidos refrigerantes, hambúrgueres, batata frita, deliciosas empanadas típicas da Argentina, entre outras delícias. Em volta há vários pequenos e charmosos lounges, com mesas e bancos em madeira, para as pessoas se sentarem para comer, enquanto conversam e escutam uma agradável música ambiente. Para quem não gosta muito de atividades outdoor, é possível pagar para ficar só aproveitando a piscina. Aliás, na página do parque, http://www.parquedelaaventura.com/, tem os preços das atividades feitas por separado e pacotes também, e achei os preços bastante justos.
Quando o grupo do mountain bike regressou, nos juntamos a eles e fomos colocar todo o equipamento de segurança necessário para as demais atividades.
Seguimos as instrutoras Florencia e Macarena até o morro onde iríamos fazer a tirolesa. Antes de subir, escutamos as orientações de como proceder para subir com segurança, que consistia basicamente em não desenganchar os mosquetões dos cabos de aço presos nas rochas. Subimos o morro e eu, que nunca tinha feito tirolesa antes, quando eu vi a distância entre um morro e o outro e a altura em que estávamos, comecei a ficar meio tensa… Deixei algumas pessoas passarem na minha frente (inclusive meu namorado, rsrsrs), até que criei coragem e fui! Da metade do caminho para o final, o medo já tinha ido embora e eu eu estava era adorando! Cheguei no outro morro toda confiante e querendo ir de novo! Mas já havia chegado a hora da próxima atividade… e eu mal sabia o que me aguardava!
Aquele definitivamente foi um dia de viver novas experiências: após da tirolesa, começamos a nos preparar para o rapel! Mais uma vez o nervosismo ficou me rondando… Desta vez eu quis ser uma das primeiras porque realmente eu estava com muito medo, e se ficasse por último talvez tivesse desistido. As instrutoras nos ensinaram e nos mostraram como devíamos proceder, parecia ser simples, mas…
A descida era por uma pedra, próximo de onde havíamos feito a tirolesa, mais uma vez uma vista linda daquelas colinas rochosas fazia parte do cenário. Até chegar à beira da pedra eu era toda sorrisos. Porém, ao dar o primeiro passo de costas, me segurando e dando corda para ir descendo e sem saber direito onde pisar, eu literalmente travei. Não conseguia me mexer, não conseguia levantar o pé! Fiquei um bom tempo assim, paralisada, até que com muita paciência e habilidade, Macarena e Florencia foram me passando a segurança e a tranquilidade que eu necessitava para conseguir descer! Se não fosse por elas, não teria conseguido! Cheguei lá embaixo com as pernas ainda tremendo, mas feliz por não ter desistido!
Depois de tantas emoções, voltamos para a área da lanchonete para comer algo e esperar pelo trekking. Depois desse intervalo, nos passaram mais algumas instruções e orientações sobre o percurso e lá fomos nós para o começo da trilha, passando por caminhos chamavam a atenção pela bela e árida paisagem. Iniciamos o trajeto tendo que passar por uma rocha, nos segurando por um cabo de aço. Durante o percurso, passamos por pontes e escadas suspensas, subimos por pequenos montes e rochas, entre outros pequenos obstáculos, até chegar ao “Mirador de Las Chinchillas, no alto de uma colina. De lá de cima a paisagem é ainda mais deslumbrante. O trekking foi longo, durou cerca de uma hora e meia, mas o nível de dificuldade é tranquilo, de média a fácil.
E o dia não poderia ter terminado de forma melhor: à noite, exaustos de todas as atividades, o grupo foi reunido em volta de uma mesa onde nos foi servido vinho e empanadas, enquanto conversávamos animadamente sobre o dia incrível que passamos e trocávamos experiências sobre viagens! E para fechar com chave de ouro, após o lanche nos levaram para observar um magnífico céu estrelado, deitados em confortáveis redes, enquanto nosso anfitrião Gabriel nos dava explicações sobre as constelações.
Tivemos um dia muito divertido e movimentado. A estrutura do parque é incrível! Equipamentos novinhos, funcionários atenciosos e os instrutores super capacitados! As nossas instrutoras transmitiram toda a segurança que as atividades exigem e que é fundamental para pessoas que não estão acostumadas a esse tipo de jogos, como foi o meu caso no rapel. Sem contar que o lugar é lindo! Eu realmente saí de lá encantada! Deixamos o parque às 23h, e o micro-ônibus nos deixou onde nos havia buscado, no centro de San Rafael, em frente à agência Risco Viajes.
Abaixo está o contato da agência, e caso alguém passe por Mendoza ou San Rafael, não deixe de conhecer!
Contatos:
Telefone: +54 9 260 4659528 (whatsapp)
E-mail: consultas@parquedelaaventura.com
Endereço da agência: Avenida San Martin, 261 – San Rafael – Mendoza – Argentina